Notícias  
2019 - Ano da CPLP para a Juventude
 

Na cerimônia de abertura, realizada na Sala do Senado da Assembléia da República de Portugal recentemente, foi apresentado o plano de atividades para o ano de 2019, que tem como referência a Visão Estratégica da CPLP 2016-2026 e o Plano de Ação para a Juventude 2018-2022.

O “Ano da CPLP para a Juventude” pretende fortalecer a participação efetiva dos jovens da Comunidade no planejamento, na implementação, na monitorização e na avaliação das políticas de desenvolvimento na CPLP, designadamente no quadro da realização bem-sucedida dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Considerando a necessidade de criação de sinergias e a convergência de programas de juventude entre o espaço da CPLP e o espaço íbero-americano, o Ano deve contribuir para acelerar a cooperação em curso entre a Secretaria Geral da Conferência dos Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP e o Organismo Internacional da Juventude para a Ibero-América (OIJ).

Vale recordar que, no âmbito da XXIII Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em Santa Maria, em 16 de julho de 2018, foi adotada a Resolução sobre a Importância da Juventude para o Futuro da CPLP.

onsequentemente, a Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, por ocasião da sua XI Reunião, realizada em São Tomé e Príncipe, em 20 de julho de 2018, deliberou no sentido de declarar o ano de 2019 como o Ano da CPLP para a Juventude. Esta decisão vem reforçar o potencial transversal das políticas de juventude no plano nacional, comunitário e internacional, instando todos os Estados-Membros da CPLP a associarem-se ao cumprimento do Plano de Ação para a Juventude da CPLP, bem como às demais atividades que serão promovidas pelo Secretariado Executivo da CPLP e pelo Fórum da Juventude da CPLP.

Fonte: CPLP

 
« Voltar