Notícias  
Prêmio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro
 

Este prêmio presta homenagem ao escritor Ferreira de Castro, nascido em Oliveira de Azeméis, em 1898, e que emigrou para o Brasil aos 12 anos, onde, cinco anos depois, publicando aqui o seu primeiro livro. Neste país, viveu em plena floresta amazônica durante quatro anos, tendo sido durante essa fase que o autor idealizou “A Selva”, sua obra mais conhecida.

Objetivo primordial desta nova premiação é promover e divulgar a língua e cultura portuguesas, atribuindo um prêmio de cinco mil euros a obras inéditas de portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, nos domínios da ficção, poesia e ensaio. Os vencedores de cada edição terão também direito a ver a sua obra publicada pela INCM.

As candidaturas serão avaliadas por um júri liderado pelo professor universitário Carlos Reis, especialista em estudos queirosianos e deverão ser apresentadas até 30 de maio, deste ano, para:
Imprensa Nacional-Casa da Moeda
A/C Unidade de Edição e Cultura
Rua da Escola Politécnica, n.º 135 1250-100 Lisboa

Conforme o regulamento do concurso:
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/images/GADG/Regulamento_Pr%C3%A9mio_Imprensa_Nacional-Ferreira_de_Castro.pdf
Mais informações em:
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/quem-somos/secretario-de-estado-das-comunidades-portuguesas/noticias-gsecp/814-premio-imprensa-nacional-ferreira-de-castro

 
« Voltar