Opinião  
 

"Portugal e Brasil além de países irmãos, têm na atividade turística uma importante fonte de renda e emprego. Como luso-descendente que sou, de família de São Pedro de Rio Seco, uma freguesia portuguesa do concelho de Almeida, vejo com entusiasmo e alegria o belo trabalho que está sendo feito em Portugal, hoje um dos principais destinos turísticos do mundo. Hoje na Coordenação da Secretaria de Turismo do Estado de SP me espelho nesse trabalho, e com uma bagagem de 20 anos atuando pelo turismo, quero contribuir para transformar nosso Estado num destino forte e reconhecido.

Para tanto, penso em estreitar nossos vínculos, promovendo a troca de boas práticas, fortalecendo assim ainda mais nossos laços, já que São Paulo é o Estado com a maior comunidade lusa fora de Portugal. E aproveito a oportunidade para parabenizar as ações do Conselho da Comunidade Luso- Brasileira do Estado de São Paulo, sempre atento ao fortalecimento dessas duas grandes nações."

 

Turismólogo e gestor em Economia Criativa, Rodrigo Ramos dos Santos
é o coordenador de Turismo do Estado de São Paulo.

 
PERFIL
 

Turismólogo especialista em gestão de destinos turísticos sustentáveis pela Universidad de la Cooperación Internacional da Costa Rica e gestor em economia criativa pela Fundação Barcelona Media. Atua há 20 anos na área e em diversos projetos no Brasil, Chile, Bolívia e Itália.

Foi gestor pela Abeta (Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura) do Programa Aventura Segura, pioneiro na qualificação e certificação do Turismo de Aventura no Brasil. Atualmente é representante no país do Instituto de Turismo Sustentável para América Latina e o Caribe e Associated Partner do Instituto Copenhagen de Estudos do Futuro para os temas turismo e sustentabilidade. Foi interlocutor e Gestor de Turismo do Consórcio Intermunicipal da Serra da Mantiqueira.

Também foi Secretário de Turismo e Cultura do município paulista de Monteiro Lobato (2016/2017). É turismólogo pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Gestão de Mercado Turístico (ECA/USP) e em Gestão de Destinos. Agora, coordenador de Turismo do Estado de São Paulo.

 
« Voltar