Notícias  
Orfeão Universitário do Porto faz sucesso em São Paulo
 

No palco, 37 estudantes da Universidade do Porto envolvendo coro clássico e popular, cantares tradicionais de várias regiões de Portugal, fado de Lisboa e de Coimbra, folclore e, no encerramento da apresentação, a famosa tuna.

Originalmente fundado em 6 de Março de 1912, sob a designação de Orfeão Acadêmico do Porto, é das poucas associações que reúne estudantes de todas as Faculdades da Universidade do Porto. O OUP foi o primeiro grupo coral universitário a incluir naipes do sexo feminino em 1937 e, devido a esse fato, acabou por padronizar a partir de 1945 a versão feminina do traje acadêmico português.

Durante o espetáculo, o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, Manuel Magno Alves, recebeu uma homenagem dos universitários, juntamente com o cônsul de Portugal, Paulo Jorge Nascimento, e o presidente da Casa de Portugal, Antônio dos Ramos.

O OUP atualmente é reconhecido como extensão cultural da Universidade do Porto pela sua Reitoria e como Entidade de Utilidade Pública pelo Estado Português. Possui 17 trabalhos discográficos e apresenta-se regularmente por todo o país e no estrangeiro, levando a palco uma amostra diversa da cultura portuguesa desde canto coral, danças e cantares regionais, fados e tunas.

 
« Voltar