Notícias  
Monumento a Pedro Álvares Cabral
 

Projetado pelo arquiteto Agostinho Vidal da Rocha e esculpido pela artista Luís Marrone, o Monumento a Pedro Álvares Cabral foi inaugurado dia 10 de junho de 1988, no Parque do Ibirapuera, importante área verde de cultura e lazer da cidade de São Paulo. A escultura do descobridor do Brasil tem seu corpo de bronze, mede cerca de 5,5 metros de altura e seu pedestal em mármore mede 2 m x 1,80 m x 1,84 m e representou o início das comemorações no Brasil dos “500 anos do Descobrimento”.

O evento de inauguração foi bastante concorrido e contou com a presença de autoridades brasileiras e portuguesas, como o primeiro-ministro de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, o Governador do Estado de São Paulo, Orestes Quércia e o Prefeito Municipal, Jânio Quadros.

Ao lado uma publicidade da inauguração, veiculada nos jornais de São Paulo, produzida pelo Conselho da Comunidade Portuguesa de São Paulo, que doou a obra.

A obra é constituída de um pedestal de mármore onde está esculpido o Brasão de Armas de Portugal. Em suas laterais há duas placas de granito, de um lado está a identificação dos doadores e do outro uma frase de Tancredo Neves:
A PORTUGAL DEVEMOS TUDO;
O NOSSO SANGUE,
A NOSSA HISTÓRIA.
A ORIGEM DE NOSSAS INSTITUIÇÕES LIVRES,
O ESPAÇO AMPLO QUE HABITAMOS.

Fonte: SP Antiga

 
« Voltar