Notícias  
Grupo Folclórico Lusitano, levando a tradição da cultura na Algibeira
 

Desde então, faz exibições em todo o território nacional, apresentando-se em festas, comemorações cívicas, entre outros eventos, sempre interagindo com o público, onde o mesmo pode dançar com os integrantes do grupo ao som do “vira livre”. Dentre as várias atuações, no final de 2.019 o Grupo Folclórico Lusitano apresentou-se no badalado Portugal Fest, evento que ocorreu no Parque do Ibirapuera (SP), para um público estimado em quatro mil pessoas.

A sede do grupo fica no Clube Esportivo e Recreativo Lusitano, localizado na Rua Capitão Luis Ramos, 73, bairro de Vila Guilherme, SP. Vale ressaltar que esta entidade foi fundada em 1.932, e é considerada como uma tradicional representante da cultura portuguesa na capital paulistana, sendo que os ensaios do grupo ocorrem todos os domingos, a partir das 16 horas.

O grupo folclórico conta hoje com cerca de 30 componentes, entre integrantes da tocata, bailadores, bandeiras e apresentadora, e sempre acreditou, que, além da intenção de divulgar a cultura dos antepassados, tem também a preocupação de tornar o grupo como um mecanismo de inclusão social, pois conta com componentes que vão dos cinco anos de idade, até os 80 anos e de todas as raças e credos.

Atualmente busca o crescimento do grupo realizando parcerias com empresas nacionais e portuguesas para perpetuar, engrandecer e valorizar a tradição da cultura lusitana, salvaguardando o patrimônio de nossos antepassados e difundindo-o entre os mais jovens, para que estes encontrem no presente, orgulho no passado, e o desejo de lançar sementes novas, que produzam frutos para o futuro, de valorização e credibilização do Folclore Português.

Contato - email: gflusitanolusitano@gmail.com

 
« Voltar