Opinião  
 

"A Relação Portugal/Brasil, historicamente, é muito estreita desde o descobrimento e em Portugal temos, atualmente, o maior número de imigrantes provenientes e oriundos do Brasil.

Porta de entrada para o continente Europeu, o aspecto que mais facilita a estreita relação é o domínio da Língua e também do clima, mais próximo do que pensamos.

No turismo, Portugal apresenta-nos as suas belezas espalhadas por belíssimas cidades, como Guimarães com suas belas flores, Aveiro (a Veneza portuguesa), Lisboa, Fátima – cidade da fé, e outras mais. A culinária de Portugal tem algo peculiar, o tradicional bacalhau, o pastel de Belém entre outras maravilhas gastronômicas que encantam o paladar dos brasileiros.

Por ser país acolhedor e em constante desenvolvimento, Portugal se torna muito atrativo para profissionais liberais. Contra partida, temos as portas abertas para os portugueses que aqui vêm e criaram suas raízes em nosso país pela extensão de terra, por novas oportunidades e em busca de expansão pessoal e ou profissional.

A importância de um bom relacionamento entre Brasil / Portugal está acima de interesses pessoais. Está no interesse comercial, no coletivo, visto que o livre trânsito de pessoas destas nacionalidades deverá agregar muito no desenvolvimento do ser humano, no ser jurídico, muito em voga, no presente momento.

A transferência de inteligência, informações on-line, está tão vinculada nas pessoas que se torna missão quase impossível falar de migração sem transferência de inteligência, adquirida com o passar dos anos com o desenvolvimento da ciência e da biodiversidade, respeitando as diferenças, sem deixar de sermos doces.

Por sua vez, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo – CCLB - é de vital importância para efetuar pesquisas e / ou validar, os conhecimentos adquiridos ao longo destes anos.

A confirmação deste Órgão Conselho atende a qualquer solicitação e / ou soluciona possíveis dúvidas a respeito de como devemos proceder, onde e quando solicitar auxílio aos necessitados. Isto por sermos acolhedores e / ou solícitos, sempre encontrando a solução, nas situações diversas do dia a dia de maneira inteligente. O Conselho é um lugar que podemos contar com a efetiva parceria das nações – Portugal / Brasil."


 
Empresário e administrador de empresas Vitor Vieira de Souza
 
PERFIL
 

Vitor Vieira de Souza, 46 anos, paulistano é administrador de empresas, graduado pela Uni-Santana.

Empresário e diretor presidente da Venco Câmbio desde abril de 2015. Experiência profissional na área financeira com atuação no mercado de câmbio turismo e comercial há mais de 20 anos.

 
« Voltar