Notícias  
Coimbra une Brasil e Portugal
 

Entre os destaques, participam Danilo Santos de Miranda, do Sesc SP, Christine Greiner e Ciro Pirondi, do Brasil, Jorge Figueira e Nuno Grande e Jorge Maçãs de Carvalho, de Portugal. A organização é de Shirlei Torres Perez, pesquisadora em pós-doutorado, com colaboração de Gonçalo Moniz, ambos do CES.

O seminário discorre sobre Espaço público e ações em público, como administração da convivência e potencial de ativação. Cultura, relações de hierarquia e diversidade, arte, visibilidade e direito à cidade. Ocupação, práticas e convivência como possibilidade de uma educação política, nas dimensões do público e do individual. A busca de dignidade e de uma cidade solidária.

“Os espaços públicos vão muito além de um local, de sua arquitetura, dos espaços criados e apropriados para o uso público, ou coletivo. Quando falamos do espaço público, nos referimos também às práticas e modos de ocupar esses espaços, em como se comporta a coletividade, em como uma comunidade de apropria de sua região, e de toda a cidade. Falamos de como os transportes desenham os caminhos possíveis, de como os muros, condomínios, edifícios, teatros e museus, os locais de trabalho perto ou longe de casa, influenciam a vida das pessoas e grupos, determinam onde podemos os precisamos estar presentes com mais facilidade ou interesse, e o que é quase inacessível. Ter acesso é ter maiores possibilidades” divulga a organização.

As práticas culturais, a arte, as manifestações e greves, os grandes eventos, o turismo, e outras ações, podem dialogar com o uso dos espaços e com a circulação das pessoas, criando novas formas de ocupar a cidade e os locais. Assim como os espaços, como são pensados e construídos, onde se localizam, como podem ser ocupados e sua estrutura, dialogam e determinam, muitas vezes, a lógica de seu uso. Pensar tudo isso em conjunto nos leva a falar de visibilidade, de educação e valor social, e de como espaços e práticas podem tornar as cidades e a convivência mais amplas e diversas e solidárias, ou o contrário.

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra é uma instituição científica dedicada à pesquisa e à formação avançada nas ciências sociais e nas humanidades, através de uma abordagem inter e transdisciplinar. O Ministério da Ciência atribuiu-lhe o estatuto de Laboratório Associado em 2002, reconhecendo o seu benefício para as políticas públicas, a formação avançada e a disseminação e partilha do conhecimento.

Mais informações e programa completo no link:
https://ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2020/espacos-em-publico-31128/seminarios-do-ciclo.

Fonte: Mundo Lusíada

 
« Voltar