Notícias  
Concurso para jovens com foco num futuro mais sustentável
 

Este ano, o concurso adquire uma importância particularmente significativa. No contexto da luta contra a crise sanitária global provocada pela Covid-19, a U.E lançou um pacote abrangente para uma recuperação verde, sustentável e inclusiva pós-pandemia, e cidades como Lisboa, que recebeu o título "Capital Verde da Europa 2020", atribuído pela U.E, fornecem inúmeros exemplos de melhores práticas, que inspiram ações futuras para superar os desafios socioeconômicos e ambientais levantados por esta epidemia sem precedentes.

A iniciativa do concurso inscreve-se na diplomacia climática e visa sensibilizar os jovens para a necessidade de cuidar do ambiente em que vivemos. Para participar, é necessário enviar um vídeo criado para dispositivos digitais, com duração máxima de dois minutos, que comunique sobre projetos/ações realizados com efeitos ecológicos positivos e tangíveis, ou seja, projetos e ações que sejam verdes, sustentáveis e inclusivos, que já estejam em curso e que se destinam a melhorar o meio ambiente.

Foram estabelecidos cinco eixos temáticos para o concurso:

• Soluções verdes e sustentáveis para áreas urbanas;

• Crescimento verde, sustentável e inclusivo, e inovação ecológica;

• Adaptação às mudanças climáticas;

• Gestão de resíduos;

• Proteção dos Oceanos (linha promovida com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões – CCP Brasília).

O prazo para candidaturas já está aberto e vai até 31 de janeiro de 2021. Os projetos deverão ser remetidos para o seguinte endereço eletrônico: delegation-brazil-political@eeas.europa.eu.

O regulamento completo com especificações sobre a participação e o formato dos vídeos, bem como o formulário de inscrição e mais informações, estão disponíveis no site da Delegação Europeia no Brasil.

Fonte: Embaixada de Portugal no Brasil

 
« Voltar