E lá se vão quatro séculos desde o primeiro assentamento permanentemente português em nossas terras: a fundação de São Vicente. Desde 1532, as relações entre os dois países estão intrinsecamente ligadas, vinculadas por uma língua comum: o português. Mesmo após a Independência, em 1822, esta relação nunca deixou de existir e atualmente é evidenciada em cooperações e ações coordenadas político-diplomáticas, econômicas, sociais, culturais, jurídicas, técnicas e científicas.
O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, sempre atento às manifestações da comunidade, se esmera em zelar por esta relação, propiciando cada vez mais a união entre estas duas nações. A Associação exerce um trabalho ímpar na congregação de entidades, representando os portugueses naturalizados no Brasil e as pessoas luso-descendentes ou brasileiras que se identificam com as tradições e manifestações lusitanas.
Desta forma, contribui para a promoção integral da pessoa humana, despertando a consciência pelos direitos e deveres dos cidadãos portugueses e de seus descendentes.
Nasci no Brasil, mais precisamente em Santos, mas guardo no peito e na memória, os traços portugueses herdados de meus avós, naturais da Ilha da Madeira e Trás-os-Montes, tão presentes e fortes em minha personalidade. Meus sinceros cumprimentos a toda comunidade luso-brasileira, da qual sinto orgulho de pertencer e humildemente colaborar, com meu trabalho e participação.