Dora Emilia Moreno de Lara, nascida em São Paulo, capital, filha de Teodoro Martinho Moreno e Maria Emilia Moreno, casada com Paulo César de Lara, empresário, e mãe de dois filhos Isabelle e André. Formada em Comunicação e Marketing e no curso de Letras, iniciou sua carreira na área Comercial no Grupo Itautec, nos anos 80 e hoje é sócia proprietária do Buffet Morenos, empresa que atua há 35 anos no ramo de Eventos, onde ocupa o cargo de diretora Comercial há 16 anos.
Iniciou suas atividades empresariais assumindo o pequeno comércio da família luso-brasileira e, com muito trabalho e dedicação, a empresa cresceu e destaca-se no mercado de eventos pela criatividade e seriedade dos serviços prestados.
Hoje o Buffet Morenos é uma das maiores empresas do segmento na capital, atendendo mais de 250 mil pessoas por ano, associada à Abrafesta, entidade que regulamenta o setor, conferindo selo de qualidade as melhores empresas do ramo.
Dora Moreno sempre participativa atua em várias ações sociais, como as entidades: Creche Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Lar Lara Mara, Clube do Bem, Icrim e Provedoria, organizando e promovendo eventos beneficentes, ajudando essas entidades a promoverem o bem.
Prêmios:
20/4/12 Câmara Municipal de São Paulo, homenageada no dia da Comunidade Luso-Brasileira.
27/7/12 Academia Brasileira de Arte Cultura e História – Destaque
Mérito Empresarial
10/06/13 Homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo como figura de destaque na comunidade luso-paulistana.
Os portugueses possuem uma população significativa em nosso País desde a sua criação. Com isso a proximidade entre ambas as culturas tornou-se relativamente fácil para que os lusitanos se fixassem aqui.
É notória a influência da Colônia em nosso País: na religião, na literatura, gastronomia, construção e hoje em dia em grandes empresas como Bancos, Telefonia entre outras. Hoje é grande o número de portugueses que vêm para nosso País e adquirem imóveis, principalmente no Nordeste, e dedicam-se sobretudo ao turismo. Isso tudo faz me crer que as relações entre Brasil e Portugal devem ser cada vez mais fortes e importantes para ambos os países.
Nessa visão, enxergo descobrimento e amadurecimento nessa relação para encarar novos desafios impostos pela globalização. Sempre que tratamos de laços luso-brasileiros, pensamos na história, na visão lúdica de Pátria mãe etc…, isso é importante sem dúvida, mas devemos criar uma maneira mais objetiva e ampliar esses laços e sermos parceiros fortes econômicos, aproveitando a facilidade da língua, com atitude mais empreendedora para fortalecer as duas nações e criar um potencial competitivo para enfrentar os novos tempos.
Gostaria de parabenizar o Conselho da Comunidade Portuguesa pela seriedade e comprometimento na preservação das raízes portuguesas. Graças a instituições como esta, dentre outras, temos a oportunidade de reunir os portugueses residentes no Brasil, sendo também a ligação dos imigrantes e seus descendentes com Portugal.