Elyana Martins é advogada, professora universitária em Direito Penal e cantora de música portuguesa. Desde pequena aprendeu um vasto repertório incluindo fados, canções do folclore português e marchas portuguesas. Filha do violonista português professor Antero Martins, desenvolveu junto ao pai, uma carreira artística que a projetou como uma revelação dentro do cenário artístico português, bem como, na comunidade portuguesa de São Paulo e nos diversos locais onde se apresentou.
Muito requisitada para “shows” pela sua presença e atuação nos palcos, cantou em várias entidades portuguesas, tais como, Casa da Ilha da Madeira (SP), Casa de Portugal de São Paulo e de Fernandópolis, Clube de Portugal de São Paulo e de Santo André, Clube da Portuguesa de Desportos, além de atuar em casas típicas portuguesas de São Paulo. Vem representando Portugal em “Feiras das Nações” realizadas em São Paulo (Brasil), Toronto (Canadá) e New Jersey (Estados Unidos).
Pelo público e imprensa é vista como a revelação da música portuguesa no Brasil, não só pela sua voz e interpretação, mas também pela sua perfeita dicção ao cantar, que a faz querida entre brasileiros e portugueses. É admirada por ser uma luso-descendente que vem divulgando a música portuguesa, fazendo parte do seu perfil a preservação e difusão das “coisas” portuguesas, visto que, além de cantora, intérprete e compositora (com músicas gravadas em Portugal e no Brasil), também atua como diretora do Grupo de Jograis “Fernando Pessoa” e fundou em São Paulo, uma Associação de Luso-Descendentes. Elyana também apresentou um programa de televisão português no canal 9 da NET e canal 72 da TVA denominado “Programa Luso-Brasileiro”.
Seu CD “Brasil Canta Portugal”, lançado pela Movieplay contém 15 músicas que variam do cancioneiro popular português, marchas portuguesas, aos fados.
A meu ver, como filha de português, os laços entre Brasil e Portugal primeiramente estão presentes no coração gentil de seus povos, envolvidos estreitamente pela cultura, tradição, história, costumes, idioma, musicalidade, poesia e arte.
Somos unos, brasileiros e portugueses, numa só voz, alma e pensamento. Temos uma só raça, um só sangue, orgulhosos por nossos ancestrais que ao longo do tempo desbravaram, conquistaram e construíram com coragem um só solo: Brasil e Portugal!
Nem mesmo o oceano é capaz de separar essas duas Nações unidas pela força de valores que nunca sucumbem, pois dela fazem parte a herança genética, o berço, a riqueza do patrimônio histórico, cultural, artístico, paisagístico, a memória de um só povo! Dessa força fazem parte o passado e o presente perpetuados tradicionalmente entre pais e filhos.
Prova disso, também é a existência do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo na sua missão permanente de semear, plantar, cultivar e colher os bons frutos dessa convivência harmoniosa, respeitosa, solidária e fraternal entre Brasil e Portugal.
E viva a nossa Luso-Brasilidade!
Que seja sempre assim!