João Luiz dos Santos Moreira, economista, é hoje, uma das principais lideranças do turismo brasileiro. Gaúcho de Porto Alegre é um profissional com uma bem sucedida carreira em cargos de direção executiva.
Consultor para grandes empresas nas áreas administrativa financeira, comercial, de congressos e eventos, de marketing internacional, políticas de promoção em comércio exterior e em gestão de organismos não-governamentais, passou a atuar diretamente com o turismo a partir de 1995, quando ajudou a fundar e foi Presidente-executivo do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau.
Como empresário e CEO da Indústrias Criativas Estratégias e Projetos, da THR Brasil e consultor internacional é reconhecido como um dos maiores especialistas em marketing de destinos, tema de palestras que faz em toda a América Latina e nas quais sempre detalha a experiência brasileira que fez da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux a mais importante parceira do Embratur e do Ministério do Turismo na promoção comercial do turismo brasileiro no exterior e na viabilização de importantes programas setoriais de governo, como o Projeto de Competitividade, com foco nas melhores práticas mundiais da atividade de marketing de destinos, do Sistema de Comercialização de Feiras Internacionais do Embratur e o Programa de Turismo Sustentável & Infância, voltado ao combate ao turismo sexual infanto-adolescente e à melhoria da imagem do país em mercados emissores, além de Capacitação e Treinamento de Executivos de C&VB, da Implantação do Sistema de Transporte Alternativo de Turismo, entre outros.
Moreira é membro titular do Conselho Nacional do Turismo, Relator-geral da Câmara de Apoio e Promoção à Comercialização, Conselheiro da Câmara Brasileira de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, integrante do Comitê de Reativação do Turismo Mundial e da Junta Diretiva da Organização Mundial de Turismo – OMT.
As relações bilaterais já têm mais de 500 anos e ainda são muito jovens e necessitam ser consolidadas em ampliadas. Na atividade profissional que atuo temos um grande campo a explorar e viabilizar oportunidades de negócios e relacionamentos pessoais. Nos últimos dez anos isto tem ficado mais fácil pela acessibilidade aérea, pelas comunicações e pelo fortalecimento da moeda brasileira e, assim, brasileiros e portugueses podem conviver em ambiente de relações humanas com seus ancestrais ou não.
Na área dos negócios há mais confiança e reciprocidade entre os países e cada vez mais aqui e lá ocorrem investimentos de empresas e pessoas brasileiras e portuguesas.
Embora de descendência portuguesa não tenho registros da cultura além-mar, mas as circunstâncias da vida me levaram a residir em Porto Alegre, fundada por Açorianos, na rua Portugal, próxima a rua Lusitana e numa região, logicamente, de portugueses e seus descendentes que têm como característica a medida dos terrenos e o tipo de calçamento, paralelepípedo, tipicamente portugueses. Na minha primeira viagem a Lisboa fui recebido por um senhor chamado Moreira, portanto com o meu sobrenome, o que muito me emocionou e ao percorrer uma das mais belas capitais européias me senti, de imediato, em casa.
O Conselho da Comunidade tem a missão de preservar tudo isto que os povos, brasileiro e português, construíram e constroem diariamente com amor, união, camaradagem e respeito pelas suas origens e descendências, além de ampliar as relações de proximidade cultural, étnica, pessoal e empresarial.