José Maurício Leme Macedo, 57 anos, graduado em Ciências Biológicas pela Unesp, campus São José do Rio Preto-SP. Empresário há 10 anos no ramo varejista, profissão que adquiriu com a convivência de seu pai, Manuel Antônio Macedo, que chegou ao Brasil no ano de 1957 vindo de Chaves, Portugal e dedicou sua vida ao comércio. Trata-se de uma história de trabalho árduo como a de todos os imigrantes aportados nesta abençoada terra.
Como uma forte relação de paternidade, costumo ver a relação entre os dois países – Brasil e Portugal – intrinsecamente ligada e vinculada a uma língua comum, bonita, intensa e muito especial. Com certeza somos privilegiados por compartilharmos ações globais cooperadas, além de ações sociais, econômicas, culturais e técnicas que garantem engrandecimento tanto aos portugueses como aos brasileiros.
Tenho imenso orgulho em fazer parte e integrar a comunidade lusitana como me orgulho, também em ser brasileiro! Vejo um progresso contínuo irmanado num laço de sangue que possuímos e que jamais será desatado. Ter um pai de nacionalidade portuguesa, como ter sua descendência me faz sentir a força desse laço e a emoção que nele contém.
É uma honra pertencer às duas nações! Também tenho que destacar a força e a importância do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo que há muito trabalha pela preservação dos nossos valores, com a capacidade de unir os lusos e seus descendentes, numa linha que reúne bravura em benefício da continuidade da cultura e da nossa história que jamais podem ser dispersas. Viva Portugal e Viva o Brasil!