- Page 1
- Page 2 - Page 3 - Page 4 - Page 5 - Page 6 - Page 7 - Page 8 - Page 9 - Page 10 - Page 11 - Page 12 - Page 13 - Page 14 - Page 15 - Page 16 - Page 17 - Page 18 - Page 19 - Page 20 - Page 21 - Page 22 - Page 23 - Page 24 - Page 25 - Page 26 - Page 27 - Page 28 - Page 29 - Page 30 - Page 31 - Page 32 - Flash version © UniFlip.com |
Os Construtores do Brasil
O legadO lusitanO nO Brasil
A miscigenação
E2
A construção do Brasil como nação ocorreu pelo encontro de vários povos, que para cá trouxeram suas culturas, formando um caleidoscópio étnico de grupos de diferentes regiões e continentes. Entretanto, foi a partir da vinda dos portugueses, no período da colonização do País, que teve início o fenômeno da miscigenação, que em nenhum lugar do mundo ocorreu nessa proporção. Quando os portugueses chegaram encontraram uma numerosa população indígena. Estima-se que, entre os séculos XVI e XIX, mais de seis milhões de africanos foram trazidos para o Brasil, como mão-de-obra escrava. Espanhóis, holandeses, italianos e judeus também vieram no período da colonização.
Operários, 1933. Tarsila do Amaral. Óleo sobre tela. Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.
A língua portuguesa
A língua portuguesa se originou no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal, derivada do latim vulgar, falado pelos povos pré-romanos que habitavam a parte ocidental da Península Ibérica (galaicos, lusitanos, celtas e cónios) há cerca de dois mil anos. Nos séculos XV e XVI, à medida que Portugal criava o primeiro Império colonial e comercial, a língua portuguesa se espalhou pelo mundo, estendendo-se desde a costa africana até Macau, na China, e Timor-Leste, na Indonésia, e ao Brasil, nas Américas. Com mais de 260 milhões de falantes, é a quinta mais falada no mundo e a terceira mais falada no ocidente. Idioma oficial de Portugal, Açores e Madeira, além do Brasil, e idioma oficial em conjunto com dialetos locais em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, SãoTomé e Príncipe e Timor-Leste.
Luís de Camões (Lisboa (?), C. 1524 – Lisboa, 10/10/1580), é considerado uma das maiores figuras da literatura portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.
Trocas Culturais
Um dos aspectos mais importantes das navegações e colonizações portuguesas foi a troca de elementos culturais. Por seu pioneirismo, Portugal incorpora a África e a Ásia ao chamado mundo civilizado da época. Deve-se ao povo lusitano a circulação e a introdução de produtos vindos de outros países e continentes para o Brasil, bem como o envio de bens de consumo para lugares distantes. Esse foi o caso do trigo, do arroz, da cana-de-açúcar, do cultivo de frutas e verduras, da criação de vários animais, como cavalos, vacas, bois, cabras, carneiros, galinhas, patos e gansos.
Culinária, doçaria
Doces Caseiros, Pocos de Caldas, MG.
Na culinária brasileira, a maior contribuição portuguesa foi a doçaria, com doces, bolos, pastéis, sonhos, compotas e conservas feitas com as frutas da terra, como caju, figo, maracujá, goiaba, marmelo, laranja, cidra. Algumas de nossas especialidades são de origem portuguesa: quindins, rabanadas, arroz doce, aletria (doce de macarrão cabelo-de-anjo), pão doce com ovos, pão-de-ló, papo de anjo, suspiros, cocadas. Além disso, temos no nosso cardápio diversos pratos da cozinha portuguesa, entre eles: variadas receitas de bacalhau, salada de grão de bico, galinha ao molho pardo, cuscuz, cozido à portuguesa, leitão assado, sopas e caldos.
Doces, Pastel de Coimbra, Pastel de Belém, Pastel de Santa Clara e Toucinho do Céu. Bacalhau a Gomes de Sá.
|