- Page 1
- Page 2 - Page 3 - Page 4 - Page 5 - Page 6 - Page 7 - Page 8 - Page 9 - Page 10 - Page 11 - Page 12 - Page 13 - Page 14 - Page 15 - Page 16 - Page 17 - Page 18 - Page 19 - Page 20 - Page 21 - Page 22 - Page 23 - Page 24 - Page 25 - Page 26 - Page 27 - Page 28 - Page 29 - Page 30 - Page 31 - Page 32 - Flash version © UniFlip.com |
E3
Os Construtores do Brasil
Herança cultural
Rendas de bilro, Natal, RN, e bordados tÃpicos da Ilha da Madeira. São Paulo, SP.
Artesanato
Do artesanato português, são hoje familiares os tapetes tipo arraiolos, bordados de lã e a arte do bordado. Hoje, as “rendas do Norte†são conhecidas mundialmente, entre elas as feitas com bilros. Na cidade de Santos (SP), no morro de São Bento, descendentes de portugueses reproduzem bordados da Ilha da Madeira. Em Santa Catarina, o bordado é de tradição açoriana. Elementos da arte portuguesa foram misturados com a arte africana nos bordados, rendas, toalhas e tecidos.
Bordados tÃpicos da Ilha da Madeira, confeccionados por Ir. Maria Lucilia G. F. Relva e Maria da Encarnação de Aguiar. Fotos: Carla Roeher de Abreu.
Tradições brasileiras introduzidas pelos colonizadores
Bumba-meu-boi
O auto do bumba-meu-boi se prolonga do ciclo de Natal até o dia de Reis, em 6 de janeiro, sendo comemorado de várias formas no Norte e no Nordeste brasileiros. Em Santa Catarina, é chamado Boi-de-Mamão, levado ao sul do PaÃs por gente do Nordeste, provavelmente por tropeiros.
Santo Antônio (Festa Junina)
Um dos santos mais populares no Brasil, é comemorado em 13 de junho e seu culto vem desde o século XIII em Portugal. Sua festa no mês de junho chama para si as práticas ligadas à fecundidade, tornando Santo Antônio o protetor do amor e do casamento, dando origem a inúmeras superstições e costumes.
Folia de Reis
Dedicada aos três reis magos em sua visita ao Deus menino, é a época de dar e receber presentes. Com indumentária própria, os participantes visitam amigos na tarde ou noite de 5 de janeiro, véspera de Reis, cantando e dançando. A origem da comemoração de Reis na Bahia situa-se na segunda década do século XVIII, marcando o final do Ciclo de Natal.
São João (Festa Junina)
É festejado em 24 de junho desde o século XV, cercado de superstições e crendices ligada aos cultos agrÃcolas, por ocasião das colheitas. A fogueira tem a função de afastar o demônio da esterilidade e da fome e mantém a tradição das danças ao redor do fogo e o salto sobre as chamas.
Bumba-meu-boi, São Luis, MA.
Festa Junina, São Paulo, SP
Folia de Reis, São Paulo, SP
|